quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Horário Eleitoral: Requião força polarização com Beto Richa



Do Baixo Clero

O senador Roberto Requião (PMDB), que tenta o quarto mandato como governador, partiu para a polarização contra o governador Beto Richa (PSDB), que tenta a reeleição, no horário eleitoral de televisão. O peemedebista bateu na tecla do “Paraná sem governo” para se referir à gestão do tucano. O programa de Requião apresentou uma atriz interpretando uma dona de casa, que falava das mazelas da gestão Richa. “Carro de polícia sem gasolina, cachorro de policia sem ração. Cadê o dinheiro?”, diz a atriz enquanto mexe na pia. Numa tentativa de ser didática, a atriz compara os gastos do governo com o orçamento familiar. “Gastar mais do que tem dá nisso, agora não adianta chorar. É como aqui em casa, só gasta o que tem. É apertadinho mas dá”, completa a atriz.
Depois da peça aparece Requião batendo na mesma tecla e ironizando. Ele diz que é possível recuperar as finanças do Estado e completa: “é mágica? Não basta acordar cedo e trabalhar muito, com disposição”.  A “dona de casa” fecha o programa alfinetando o slogan da campanha de Richa: “depois de quatro anos sem fazer nada você vem me dizer pra acreditar?”.
Beto Richa
Depois de apresentar Beto Richa como o filho do ex-governador José Richa que “herdou do pai a vocação política” e “desde pequeno conviveu com os mais importantes homens públicos do Brasil”, o programa do PSDB afirma que o tucano fez um “governo municipalista” e com a “opção pelo diálogo”. Nas entrelinhas, um contraponto ao temperamento explosivo de Requião. “Eu gosto de governar ouvindo as pessoas porque elas sabem como resolver o problema”, afirma Beto Richa na peça publicitária da sua campanha.
Em outra peça apresentada pela campanha tucana, aparece a “caneta do governador”. Que como diz o texto, pode “barrar projetos importantes” ou “espantar investimentos”. “Quem decide na mão de quem ela [a caneta] vai ficar é você”, concluiu o narrador. Citando a pesquisa Ibope/RPCTV*, divulgada no começo da semana, a campanha do PSDB bateu na tecla de que seria possível vencer no primeiro turno.
Gleisi
Enquanto Requião e Richa desenham uma polarização, a campanha de Gleisi Hoffmann (PT) segue alfinetando a gestão tucana. Segundo a campanha petista, o governo do Estado “procura desculpas para justificar a sua incompetência”, atribuindo ao não repasse de recursos federais as dificuldades do Paraná. “O Paraná é o Estado que mais recebeu dinheiro do programa de agricultura familiar [do governo federal]”, contra-atacam os petistas.
A novidade na campanha de Gleisi foi o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), para fazer coro ao discurso de que o governo federal investiu no Estado. “A capital recebe importantes recursos do governo federal”, garantiu Fruet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário