A partir da próxima segunda-feira (6), os agendamentos de pedidos
de seguro-desemprego nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine),
nas Ruas da Cidadania de Curitiba, serão feitos exclusivamente pela
internet. Isso significa o fim das filas para obtenção do seguro nos
nove postos mantidos pela Prefeitura.
Para ter acesso a serviço, o trabalhador deve acessar o endereço:
http://www.trabalho.pr.gov.br/sets, ou www.curitiba.pr.gov.br, pelo link da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, e preencher o formulário, que lhe garante atendimento com hora marcada.
O atendimento por meio de senha, vem sendo reduzido de forma gradativa desde o dia 18 de março. No dia 8 de abril, 50% dos pedidos foram agendados pela internet; o percentual evoluiu para 70% entre os dias 29 de abril e 3 maio. A partir do dia 6, todos os pedidos de seguro-desemprego serão feitos por meio eletrônico.
Segundo o superintendente da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, José Adilson Stuzata, o agendamento pela internet põe fim ao drama vivido pelos trabalhadores desempregados, que eram obrigados a chegar de madrugada aos postos do Sine. Alguns postos mais concorridos, como o da Regional do Pinheirinho, chegaram a registrar 140 pessoas na fila, desde as 23h30 da noite anterior.
“Até o ano passado, o trabalhador só tinha uma opção, caso não conseguisse o atendimento no dia: voltar mais cedo no dia seguinte. O novo sistema acaba com a fila na madrugada. Muitas pessoas chegavam às 3 horas da manhã, entre elas mães com bebês de colo. Agora, o trabalhador vem com hora marcada e o atendimento é imediato”, diz ele.
O novo sistema irá agilizar o atendimento de todos os postos, pois o usuário poderá escolher o local onde quer ser atendido, optando por aquele que tiver o maior número de vagas. “Isso é bom para o trabalhador, que vai ter hora marcada, e bom para a Prefeitura, que irá poder planejar o trabalho, pois o agendamento eletrônico distribui o atendimento, evitando o acúmulo em determinados dias da semana”, diz Stuzata.
Desde o início do mês, a Prefeitura vem distribuindo informativos nos nove postos do Sine, localizados em cada uma das Ruas da Cidadania da cidade. As pessoas que chegam cedo nas filas são orientadas a buscar o agendamento na internet. As que não possuem computador próprio podem usar equipamentos disponíveis nos Centros de Referência do Trabalhador (CRTs) existentes em cada Administração Regional.
Mariléia Pereira de Oliveira, de 49 anos, foi atendida após fazer uso do agendamento eletrônico para obter o benefício. “Achei excelente a possibilidade de fazer o cadastro e obter a senha pela internet. O atendimento ficou ótimo”, afirmou.
Os nove postos do Sine atendem a uma média de 400 pessoas, entre pedidos do seguro e vagas de emprego. No total, a média de 8 mil atendimentos por mês
Para ter acesso a serviço, o trabalhador deve acessar o endereço:
http://www.trabalho.pr.gov.br/sets, ou www.curitiba.pr.gov.br, pelo link da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, e preencher o formulário, que lhe garante atendimento com hora marcada.
O atendimento por meio de senha, vem sendo reduzido de forma gradativa desde o dia 18 de março. No dia 8 de abril, 50% dos pedidos foram agendados pela internet; o percentual evoluiu para 70% entre os dias 29 de abril e 3 maio. A partir do dia 6, todos os pedidos de seguro-desemprego serão feitos por meio eletrônico.
Segundo o superintendente da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, José Adilson Stuzata, o agendamento pela internet põe fim ao drama vivido pelos trabalhadores desempregados, que eram obrigados a chegar de madrugada aos postos do Sine. Alguns postos mais concorridos, como o da Regional do Pinheirinho, chegaram a registrar 140 pessoas na fila, desde as 23h30 da noite anterior.
“Até o ano passado, o trabalhador só tinha uma opção, caso não conseguisse o atendimento no dia: voltar mais cedo no dia seguinte. O novo sistema acaba com a fila na madrugada. Muitas pessoas chegavam às 3 horas da manhã, entre elas mães com bebês de colo. Agora, o trabalhador vem com hora marcada e o atendimento é imediato”, diz ele.
O novo sistema irá agilizar o atendimento de todos os postos, pois o usuário poderá escolher o local onde quer ser atendido, optando por aquele que tiver o maior número de vagas. “Isso é bom para o trabalhador, que vai ter hora marcada, e bom para a Prefeitura, que irá poder planejar o trabalho, pois o agendamento eletrônico distribui o atendimento, evitando o acúmulo em determinados dias da semana”, diz Stuzata.
Desde o início do mês, a Prefeitura vem distribuindo informativos nos nove postos do Sine, localizados em cada uma das Ruas da Cidadania da cidade. As pessoas que chegam cedo nas filas são orientadas a buscar o agendamento na internet. As que não possuem computador próprio podem usar equipamentos disponíveis nos Centros de Referência do Trabalhador (CRTs) existentes em cada Administração Regional.
Mariléia Pereira de Oliveira, de 49 anos, foi atendida após fazer uso do agendamento eletrônico para obter o benefício. “Achei excelente a possibilidade de fazer o cadastro e obter a senha pela internet. O atendimento ficou ótimo”, afirmou.
Os nove postos do Sine atendem a uma média de 400 pessoas, entre pedidos do seguro e vagas de emprego. No total, a média de 8 mil atendimentos por mês
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