Durante duas horas, a pesquisadora Clarissa Grassi, que é presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, irá mostrar aos visitantes detalhes da simbologia das esculturas usadas para ornamentar os túmulos de personalidades da história da cidade e de gente comum.
“Percorrer as ruas e alamedas, conhecer a história dos personagens que ali estão e compreender o discurso implícito na arte que adorna seus túmulos é uma forma inversa de se conhecer uma boa parte da história da cidade de Curitiba”, diz a pesquisadora.
A visita guiada ao cemitério tem o objetivo de desvendar elementos de uma cidade construída pelos vivos para os mortos, mas que reflete, sem acanhamento, a evolução histórica e social curitibana. “É buscar trazer um novo olhar sobre parte de nosso patrimônio histórico, artístico e cultural”, diz Clarissa.
A diretora do Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (MASE), Patrícia Rocha Carneiro, informa que haverá três grupos, cada um com até 30 participantes. “É uma excelente oportunidade para aprender mais sobre a história da cidade e de seus habitantes”, diz.
Curitiba tem quatro cemitérios municipais. O São Francisco de Paula é o mais antigo da cidade, fundado em 1853, e contém 5.745 túmulos, havendo 74.396 sepultados. Está localizado no bairro São Francisco.
Visita guiada ao cemitério municipal São Francisco de Paula
4/6 – 15 horas (terça-feira)
6/6 – 15 horas (quinta-feira)
7/6 – 15 horas (sexta-feira)
As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo email mase@smma.curitiba.pr.gov.br. Basta enviar as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato. Não serão permitidas gravações ou fotos durante a visit
Nenhum comentário:
Postar um comentário