segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Site Contas Abertas desmente Dilma: apenas 379 creches foram concluídas


Site Contas Abertas desmente Dilma: apenas 379 creches foram concluídas

Na campanha eleitoral de 2010, a então candidata Dilma Rousseff prometeu construir seis mil creches no Brasil e escolas primária, o que foi se transformou em uma das principais promessas daquele período eleitoral. Agora, em 2014, durante o último debate entre a presidente e o candidato Aécio Neves, Dilma afirmou que, das seis mil prometidas, 2.000 creches estariam concluídas e 4.000 estariam em construção. A presidente chegou até mesmo a dizer, no confronto com o candidato do PSDB, achar “estarrecedor que venha falar pra mim de creches”.
Levantamento realizado pelo site Contas Abertas mostra que a realidade está bem longe do que o que é apregoado por Dilma. Na realidade, segundo o site, o ritmo de construção dessas unidades prometidas pela presidente por meio do PAC 2 não estão nada acelerados. Das 5.773 creches e pré-escolas previstas, apenas 379 unidades foram concluídas (7%). Os dados foram levantados no último Balanço do PAC 2 e englobam o que foi realizado entre janeiro de 2011 e abril de 2014. A segunda etapa do programa vai ser finalizada em dezembro deste ano.
Do total dos empreendimentos, 578 estão em “ação preparatória”, ou seja, “pré-contratados”, em processo de envio ou análise de documentação para a contratação. Outras 2.415 iniciativas estão “em licitação de obra”, ou seja, em fase de licitação de obra ou licitação concluída, mas sem ordem de serviço. Além disso, 582 creches e pré-escolas já foram selecionadas, mas estão em processo de envio ou análise de documentação para a contratação (em contratação). Há ainda 1.818 unidades em obras. Mesmo com o baixo número de ações concluídas, o último balanço do programa afirma que 2.056 creches e pré escolas já foram contratadas até junho.
Ao rebater a candidata do PT no debate da TV Bandeirantes, Aécio Neves afirmou que a construção das 6 mil creches que Dilma “não cumpriu” será uma das suas propostas para a educação. “Temos que garantir o acesso das crianças de 4 anos na pré-escola, mas estamos longe disso”, afirmou o senador do PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário