A educação começa em casa. Essa frase escuto de meus pais, desde de pequena e concordo plenamente. Hoje pela manhã, no biarticulado Capão Raso- Santa Cândida, pude constatar a falta de respeito dos adultos, veja bem, adultos( não crianças e adolescentes), para com os idosos. Todos os bancos preferenciais para gravidas, pessoas com crianças de colo, idosos, deficientes, estavam ocupados por, mulheres e homens em boa forma física. Pensei comigo, tudo bem, ao entrar um idoso, essas pessoas irão ceder o lugar. Triste constatação, ninguém teve a educação de ceder o lugar, que por direito pertenciam aqueles idosos e idosas. Faziam de conta que nada viam. Que aquele senhor que segurava uma bengala e aquela senhorinha de cabelos brancos, segurando a bolsa com dificuldade, não existiam. E assim foi, até o momento em que desci do ônibus.
Falta vergonha na cara, destas pessoas. Falta educação dada pelos pais.
Quem sabe um dia, quando o peso da idade chegar, ou engravidarem, ou mesmo estiveram com a perna engessada, essas pessoas irão precisar de um banco preferencial e aí, um jovem educadamente cederá o lugar, no banco preferencial. Pode ser que sim, ou não. Mas, precisamos de exemplos de respeito para com os outros, para a geração futura e atual.
Na escola as crianças vão receber a educação formal, mas, educação e aprender a respeitar o próximo a gente aprende em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário