segunda-feira, 1 de abril de 2013

Teste rápido de HIV e sífilis estará disponível em Curitiba



testehivExames fazem parte da campanha nacional “Fique Sabendo”


Curitiba participa, entre segunda e sexta-feira da semana que vem (1º a 5 de abril), da campanha nacional Fique Sabendo, que visa estimular a população a fazer testes para detecção de HIV/aids e sífilis. Os testes serão realizados no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) e nas unidades de saúde Bairro Novo, Bairro Alto, Vila Hauer, Cajuru, Nossa Senhora da Luz (CIC), Vila Guaíra e Santa Felicidade.
O teste é feito com apenas uma gota de sangue, colhida da ponta de um dedo, e o resultado sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso de resultado positivo, é encaminhada para atendimento especializado.
“O objetivo da campanha é promover o diagnóstico precoce da doença, condição para garantir um tratamento adequado e a qualidade de vida do portador”, diz o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda. Segundo ele, é preciso ampliar o número de exames realizados em Curitiba.
De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Moacir Pires Ramos, atualmente são realizados mais de 50 mil exames por ano, com cerca de 350 novos casos identificados todos os anos. “O problema é que aproximadamente 35% desses casos são identificados tardiamente e essas pessoas vêm a óbito num prazo de até 90 dias”, explicou.

Após o dia 5 de abril, quando termina a campanha, o teste rápido continuará sendo realizado no COA. Nas demais unidades de saúde, os testes tradicionais continuarão sendo realizados normalmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário