quarta-feira, 10 de abril de 2013

Delegacia Eletrônica passa a receber registro de desaparecidos

Gazeta do Povo

De acordo com informações do governo do estado, os casos de desaparecimentos registrados no sistema receberão prioridade no atendimento
Angieli Maros
Desde o último dia 24 de março, a Delegacia Eletrônica, da Polícia Civil do Paraná, conta com uma função a mais: o registro online de pessoas desaparecidas. O lançamento oficial do serviço foi feito na manhã desta terça-feira (9), pelo delegado titular da delegacia, Eduardo Marcelo Castella.
De acordo com informações do governo do estado, os casos de desaparecimentos registrados no sistema serão enviados por SMS (mensagens de textos em celulares) para o celular de plantão da delegacia e receberão prioridade no atendimento. Se o desaparecido tiver menos de doze anos, o caso vai para o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride). Caso contrário, as investigações são de responsabilidade da Delegacia de Vigilância e Capturas (DVC). Ocorrências no interior são investigadas pela especializada da capital e pela delegacia local.
Como fazer o registro?
Para fazer o registro online do desaparecido, basta acessar o site da Delegacia Eletrônica e preencher o cadastro do serviço “B.O. de pessoa desaparecida”.
Quem for fazer o registro deve identificar-se através do RG, do passaporte ou do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE). Quanto aos dados do desaparecido, é obrigatório informar registros pessoais do mesmo, bem como suas características físicas. Também é possível enviar uma foto do desaparecido. Para que o questionário seja concluído, é necessário ainda repassar informações específicas sobre a ocorrência.
Depois que o boletim de ocorrência é finalizado, os dados e a foto do desaparecido seguem, automaticamente, para o site www.desaparecidos.pr.gov.br e também para página da Delegacia Eletrônica na rede social Facebook.
Segundo Castella, o novo serviço deverá agilizar a comunicação deste tipo de ocorrência e também facilitar o serviço ao cidadão.
Além dos desaparecimentos, também é possível registrar na Delegacia Eletrônica, de qualquer computador, ocorrências de furto ou perda de placa de veículo, de documentos (RG, CPF, CNH e outros), de objetos, cartões bancários, cheques e dinheiro. A Delegacia Eletrônica também aceita denúncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário