segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Audiência Pública vai discutir projeto “telhados verdes”


A Câmara Municipal realiza, na próxima quarta-feira (11), às 14h, audiência pública para debater projeto de lei do vereador Professor Galdino (PSDB), que institui em Curitiba o sistema de telhados verdes.
  
De acordo com Galdino, o objetivo da audiência é promover uma ampla discussão a respeito de sua proposta, aprimorar o texto e definir os encaminhamentos necessários para a adoção da nova técnica construtiva. “Para que o telhado verde se torne uma realidade, vamos fomentar o debate entre o poder público e a sociedade civil. Nossa cidade tem potencial para voltar a ser referência na área do meio ambiente”, argumenta o parlamentar.
  
Para fundamentar a discussão, o evento vai contar com a presença de representantes do poder público municipal, de empresas e técnicos que atuam no segmento, além de especialistas do meio acadêmico. Conforme o requerimento apresentado pelo vereador, o projeto de lei será detalhado aos participantes, que poderão fazer perguntas e apresentar contribuições ao documento.

O projeto

A proposição (005.00006.2013) determina que os projetos para construção de prédios com mais de três andares, residenciais ou não, deverão prever o telhado verde. Segundo o texto, esse tipo de telhado consiste em uma cobertura de vegetação - preferencialmente nativa, para resistir ao clima do município - arquitetada sobre a laje ou a cobertura do imóvel.
  
O mecanismo, de acordo com o autor, é ambientalmente correto, e traz consigo uma série de benefícios. “O sistema tem potencial para melhorar a qualidade de vida no meio urbano, como a redução da poluição do ar e sonora, já que serve como isolamento acústico; aumento da absorção de água na cidade, reduzindo a possibilidade de enchentes; isolamento térmico, reduzindo o uso de aparelhos de ar condicionado, resultando no melhor aproveitamento da energia elétrica, bem como a  redução das chamadas ilhas de calor, comuns em grandes centros urbanos”.
  
O regulamento estabelece, ainda, que a área destinada pelas construções ao telhado verde será considerada, “para todos os efeitos”, como tendo as mesmas características da área permeável. Também detalha os critérios para o sistema, que deve ser composto das seguintes camadas: impermeabilização, proteção contra raízes, drenagem, filtragem, substrato e vegetação.
  
O projeto já está apto para ser discutido e votado em plenário, pois recebeu parecer favorável à tramitação pelas comissões de Legislação e de Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário