quinta-feira, 19 de abril de 2012

Notas do Plenário

Indicação
A bancada do PRB indicou a participação do vereador Valdemir Soares para integrar a Comissão de Alteração do Regimento Interno da Casa, prevista para atuar com nove membros.

Artesanato
Foi aprovado em segundo turno, nesta quarta-feira (18), projeto de lei que regulamenta a atividade artesanal nas feiras da capital destinadas exclusivamente à comercialização desta produção. De autoria da vereadora Julieta Reis (DEM), a proposição define minuciosamente o conceito, características, delimita as atividades que podem ou não ser realizadas nas feiras e cria, ainda, duas comissões, uma para apoiar e acompanhar a administração realizada pela prefeitura, que deve ser composta por representantes dos artesãos, e outra, que ficaria encarregada pela avaliação e vistoria da atividade.

Revitalização
A construção sob o Viaduto do Capanema, hoje ponto de encontro de usuários de drogas, poderia ser transformada em uma academia pública para prática de esportes. A sugestão é do segundo vice-presidente da Câmara de Curitiba, vereador Tico Kuzma (PSB), durante a sessão plenária. De acordo com o parlamentar, a proposta foi encaminhada ao secretário municipal do Esporte Lazer e Juventude, Marcello Richa. “Essa construção pertence à prefeitura de Curitiba e vem sendo depredada, alvo de vandalismo. A ideia é revitalizar a área e propor um novo uso”, disse, considerando que a iniciativa contribui com a paisagem urbana e a segurança da população. 



Calçadas I
O líder da oposição na Câmara Municipal, vereador Jonny Stica (PT), fez um pedido, nesta quarta-feira, ao líder do prefeito, Roberto Hinça (PSD). Ele solicita que o parlamentar interceda junto à prefeitura para fiscalizar as lixeiras nas calçadas. Segundo a legislação da capital, elas devem ser instaladas nos lotes, em locais de fácil acesso à coleta. Stica argumenta que, enquanto a prioridade é dos pedestres, as lixeiras na calçada obstruem a passagem, poluem a cidade visualmente e também atrapalham devido ao mau cheiro. “A situação não está sendo fiscalizada como deveria e o número de lixeiras irregulares está se multiplicando nas calçadas de Curitiba”, disse.

Calçadas II
O início da sessão plenária desta quarta foi acompanhado pelo cidadão Renato Kiche, que pede a fiscalização das lixeiras nas calçadas. Ele aguarda resposta oficial a um pedido feito no ano passado, para a vistoria dos passeios, e diz que pode levar o assunto ao Ministério Público.     “Apoio esta ação se não houver uma medida da prefeitura, mas me senti no dever de comunicar o problema aos vereadores e à liderança”, disse Stica, que fez o registro da presença de Kiche no plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário