O professor Branco, como é conhecido pelos alunos no colégio, utilizou a tribuna para agradecer a recepção e ressaltar a importância da iniciativa para os estudantes. Ele anunciou que trabalha sistematicamente os temas da Lei da Ficha Limpa e da Reforma Política com os seus alunos, para discutir política e ética dentro da sala de aula. “Os estudantes precisam conhecer a Câmara de Curitiba, para irem se inteirando do que é feito aqui. Tanto por que este é um ano eleitoral, seja pelo fato de que eles também podem ser representantes do povo algum dia”, justificou o professor.
Raphaele Andrade e Everton Camargo, alunos do colégio estadual, revelaram que, antes da visita ao Legislativo, nunca haviam conhecido pessoalmente um vereador, nem entrado no prédio da Câmara de Curitiba. Ambos fizeram recentemente o título de eleitor, portanto a eleição em outubro deste ano será a primeira vez em que exercerão o direito de escolher os governantes e parlamentares do município. “Eu acho que um vereador precisa ser verdadeiro e sincero”, disse Everton, quando questionado quais a características que um candidato deveria ter para receber o seu voto.
Além de acompanhar a sessão plenária, os estudantes visitaram os gabinetes parlamentares com um questionário. “Responder ao questionário é parte da avaliação que eles terão por esta atividade. São perguntas iguais para todos, que buscam aprofundar o conhecimento que eles possuem dos vereadores”, explica o professor Branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário