sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Gaúchos buscam modelo de Ciclofaixa de Lazer em Curitiba

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude recebeu nesta quinta-feira (1º) uma comitiva da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (RS) para conhecer o formato e implantação da ciclofaixa de lazer de Curitiba.
“Os projetos de lazer de Curitiba são pioneiros e muito bem estruturados. Com esta cooperação técnica, podemos adaptar o planejamento realizado aqui para a realidade de nosso município”, disse o diretor geral da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, José Luiz Plein Filho.
Lançada no dia 23 de novembro, a Ciclofaixa de Lazer de Curitiba conta com um percurso de 4 km de extensão sinalizados por faixas vermelhas pintadas nas ruas. Na etapa inicial, os passeios acontecem um domingo por mês, no qual os ciclistas podem transitar na faixa exclusiva com segurança e comodidade.
“Ficamos muito impressionados com a iniciativa, que estimula a prática de atividades física e saudáveis e acessíveis a todas as faixas etárias e que gradualmente irá ser ampliada. É uma ação que promove a segurança, o convívio entre ciclistas e motoristas e reforça o uso da bicicleta como meio de transporte”, disse a chefe de Saúde e Lazer da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Neci Maria Gasperin. “
Academias - Além da Ciclofaixa, também foram discutidos a logística e planejamento para implantação de academias ao ar livre na cidade. Considerado um dos grandes modelos na gestão destes equipamentos, Curitiba conta hoje com 70 unidades distribuídas nas nove regionais administrativas da Prefeitura.
Parte de um programa de saúde preventivo, os equipamentos visam melhorar a condição física e qualidade de vida da população, bem como ajudar na prevenção de doenças. Os equipamentos das academias ao ar livre não têm pesos e usam apenas a força do próprio corpo para exercícios de musculação e alongamento.
São indicados principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa, funcionando como uma academia de ginástica ao ar livre. Para sua utilização correta, basta seguir as instruções básicas afixadas em um painel próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário