Premiado trabalho em benefício do deficiente
O troféu Amigo do Cotolengo foi entregue pela segunda vez ao vereador Zé Maria (PPS) em reconhecimento ao seu trabalho no Programa Amor sem Limites. “Ter o reconhecimento da sociedade pelo trabalho desenvolvido é uma das maiores honrarias que o ser humano pode receber”, agradeceu o parlamentar. O programa Amor sem Limites promove a divulgação de ações sociais, educacionais, de saúde e dos direitos da pessoa com deficiência, sendo um dos principais responsáveis pelo avanço do reconhecimento da sociedade a este público digno e capaz.
Comissão do Lixo visita unidades de reciclagem
Os vereadores Roberto Hinça (PSD) e Felipe Braga Côrtes (PSDB) visitaram, nesta quinta-feira (8), dois locais que recebem o material reciclável coletado em Curitiba pelos caminhões do “Lixo que não é lixo” e pelo programa “Câmbio Verde”. Acompanhados da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, os parlamentares estiveram na unidade administrada pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), em Campo Magro, na região metropolitana, e na Associação de Catadores Vida Nova, no bairro Capão Raso.
“O objetivo das visitas é acompanhar todas as etapas da coleta e tratamento de resíduos na capital, realizando vistorias in loco para avaliar essas atividades. Também desejamos medir o progresso na área e as perspectivas de melhoria para os próximos anos”, explicou Hinça, presidente da Comissão do Lixo. Dados apresentados pela SMMA indicam que, do resíduo total gerado em Curitiba, apenas 23% é separado já nas residências e locais de trabalho. “A taxa de geração diária de lixo está em 1,2 kg por habitante”, informou Marilza Dias.
Ampliação
Instalada em Campo Magro, cidade vizinha de Curitiba, a unidade do IPCC opera a maior planta de reciclagem de resíduos gerados na capital. Por meio de um convênio com a prefeitura, a organização não-governamental mantém em funcionamento uma Unidade de Valorização de Resíduo (UVR) que dá destinação adequada a 40 toneladas de material reciclável por dia.
No local, 212 pessoas revezam-se no trabalho de separar plásticos, vidros, papéis e outros materiais. As pilhas decorrentes da seleção e organização são prensadas, gerando fardos que serão posteriormente vendidos para financiar projetos sociais. O gerente Comercial do IPCC, Pedro Violani, e o gerente da UVR, Alfredo Holzmann, explicaram aos vereadores os procedimentos adotados e os planos de expansão da atividade. “Em 2012, vamos ampliar a nossa área coberta, onde armazenamos o material que passará pela triagem”, disse Violani.
A secretária do Meio Ambiente assegurou que novas campanhas educativas serão veiculadas no próximo ano, para incentivar a separação correta do lixo. “Antes disso, porém, temos que viabilizar a infraestrutura para o recebimento deste aumento no número de recicláveis. De 2006 para cá o volume já subiu 150%, quando a coleta passou de 30 para 100 toneladas por dia”, afirmou Marilza Dias. Do material recolhido pela administração, parte vai para o IPCC, parte vai para as 12 unidades do Programa EcoCidadão e o restante é assimilado por outros 32 depósitos cadastrados junto à prefeitura.
Município deve se engajar em programa contra as drogas, diz vereador
O lançamento do Plano de Enfrentamento ao Crack pela presidente Dilma Rousseff, nesta semana, foi destacado pelo vereador Pedro Paulo (PT) durante audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, na quarta-feira (7).
O governo federal lançou um conjunto de ações para o enfrentamento ao crack, com previsão de investimento de R$ 4 bilhões até 2014. As ações estão estruturadas em três eixos (cuidado, prevenção e autoridade) e serão desenvolvidas de forma integrada com estados e municípios.
Dentre as ações previstas, o parlamentar salientou a ampliação da oferta de tratamento de saúde aos usuários de drogas e a qualificação de profissionais, a criação de enfermarias especializadas nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e a capacitação de líderes comunitários, 210 mil educadores e 3,3 mil policiais militares para atuarem na prevenção ao uso de drogas em 42 mil escolas públicas. Outro eixo importante do plano se refere à integração das polícias estaduais e federal na área de inteligência e investigação ao tráfico de entorpecentes.
“Precisamos que a prefeitura se engaje firmemente nesta proposta, garantindo mais recursos próprios para ampliação da rede pública e financiamento das entidades conveniadas, como as comunidades terapêuticas. Outro ponto em que a atuação do município é fundamental se refere ao trabalho preventivo, sem o qual o enfrentamento não será eficiente”, comentou o vereador
Nenhum comentário:
Postar um comentário