segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Tribuna livre discute inserção de jovens no mercado de trabalho


Na sessão ordinária desta quarta-feira (23), o horário destinado à tribuna Livre terá como convidado o superintendente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Gerar, Francisco Reinord Essert. A entidade é responsável pelo programa Aprendiz Legal, que possibilita a inserção de jovens no ambiente de trabalho e desenvolve atividades de qualificação profissional. O convite (076.00033.2015) foi feito pelo vereador Professor Galdino (PSDB).

Concebido pela Fundação Roberto Marinho, o programa Aprendiz Legal atua desde 2009 nos estados do Paraná e de Santa Catarina, criando oportunidades para jovens que procuram uma vaga no mercado. O projeto tem por base a lei 10.097/2000 (conhecida como “lei da aprendizagem”) e promove cursos administrados por educadores qualificados por meio de uma metodologia que envolve noções práticas e teóricas.

Destinado a jovens entre 14 e 24 anos, o Aprendiz Legal é dividido em cursos dos módulos básico e específico. Na primeira fase o aprendiz desenvolve competências gerais e, na segunda é capacitado para a prática de habilidades específicas. Em 2014, segundo a pŕopria Oscip, o programa capacitou 2.566 aprendizes e também aumentou o número de parcerias com empresas. Qualquer empresa que tenha mais de sete funcionários pode firmar parceria com o Aprendiz Legal, podendo contar com 15% de aprendizes contratados por até dois anos.

Para o autor do convite, o Programa Aprendiz Legal é  uma importante ferramenta para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade. “Acreditamos que é responsabilidade compartilhada do estado, da sociedade, da família e dos próprios jovens fortalecer sua autoestima e sua condição de cidadãos por meio do trabalho”, defendeu Professor Galdino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário