O Ministério Público do Paraná informa:
De janeiro a junho deste ano, a Central de Atendimento à Mulher (Disque 180), da Secretaria de Políticas para as Mulheres, recebeu 646 denúncias de estupro. O número pode ser considerado baixo, tendo em vista que o serviço recebe ligações de todo o Brasil, e comprova uma situação preocupante: a postura das vítimas que, com frequência, não denunciam as agressões sexuais.
Para ajudar essas pessoas a superar o trauma e a romper o silêncio, o Ministério Público do Paraná passa a oferecer, a partir da próxima quarta-feira, um serviço onde vítimas de estupro (homens e mulheres) encontrarão ajuda. O Núcleo de Apoio à Vítima de Estupro (Naves) será inaugurado no dia 6, às 10 horas, na subsede Tibagi (Rua Tibagi, 779, 8.° andar, Centro), em Curitiba.
Segundo a procuradora de Justiça Rosangela Gaspari, que atua na 4ª. Procuradoria de Justiça Criminal e que coordenará o núcleo, o objetivo é prestar assistência às vítimas, mediante orientação jurídica e apoio psicológico, visando minimizar os danos da agressão e oferecer o amparo de que necessitam para dar continuidade às denúncias, de modo que os autores dos crimes possam ser identificados e responsabilizados. O núcleo fará o acompanhando das investigações (inquéritos policiais) e das medidas cautelares, relacionadas a crimes de estupro praticados na capital, com o oferecimento das respectivas denúncias, para maior rapidez nos processos e a responsabilização dos autores. Contará, ainda, com psicóloga, para atender as vítimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário