quinta-feira, 7 de março de 2013
Vereador pede sinalização para orientar tráfego de caminhões na Linha Verde
Desde 1997, o tráfego de caminhões no centro de Curitiba possui normas especiais. Um decreto municipal estabeleceu horários específicos para tráfego, carga e descarga, de acordo com a capacidade de carga e comprimento do veículo.
O descumprimento a estas normas, principalmente em toda a extensão da Linha Verde, afirma o vereador Jairo Marcelino (PSD), tem causado grandes transtornos à população, como congestionamentos e acidentes. O vereador é o quarto secretário da Câmara de Curitiba e, para evitar que o problema se agrave, solicitou à prefeitura implantação de sinalização específica para motoristas de caminhões, a cada três quilômetros. “Os usuários da Linha Verde têm enfrentado e reclamado com insistência sobre o intenso trânsito de veículos, que se torna ainda mais conturbado com o tráfego de caminhões fora do horário determinado pelo decreto municipal”, explica o parlamentar.
Jairo Marcelino justifica: “não estamos inventando a roda. A restrição já existe, desde 1997, em toda a área central de Curitiba, e na Linha Verde, desde 2011, a Urbs instituiu horário e tonelagem para o tráfego de caminhões durante a semana”. O requerimento, encaminhado pelo vereador pede que se intensifique a sinalização, para orientar aqueles motoristas que chegam à cidade, considerando a extensão da Linha Verde. O parlamentar lembra que “a criação da ZTC/Linha Verde previu compatibilizar o fluxo de pedestres, transporte coletivo, cargas, serviços, informações e transporte individual. A medida que vem sendo desrespeitada, também buscou melhorar a qualidade de vida da população em função da fluidez e segurança do trânsito, o que não se vê, no trecho do Pinheirinho ao Atuba”, afirmou.
Normas
Conforme decreto municipal, de segunda a sexta-feira, os veículos com mais de sete toneladas estão proibidos de circular no período das 7h às 10h e das 17h às 20h. Nos outros horários, os caminhões só podem trafegar pela faixa da direita. De acordo com a Urbs, o tráfego de caminhões representa 25% do total de veículos que passam pela via e eles estão envolvidos em 35% dos acidentes que ocorrem na Linha Verde. A restrição ao tráfego de caminhões também atinge outras 38 ruas incluídas na zona de tráfego. Para a Urbs, lembra Jairo Marcelino, apesar de a Linha Verde ter sido construída no trecho urbano da BR-116, a via não é uma rodovia revitalizada, e sim, uma avenida urbana que abriga um eixo de transporte. Para os veículos que não precisam passar pela avenida ou entrar em Curitiba, a alternativa é usar os contornos que existem nas rodovias e foram criados com o propósito de desviar o fluxo de caminhões.
Veículos com mais de sete toneladas só podem descarregar entre 19h30 e 8h30 nos dias de semana e entre 13h de sábado e 8h30 de segunda-feira. Entre sete e 14 toneladas o horário é mais restrito: das 19h30 às 7h30 nos dias de semana e das 13h de sábado às 7h30 de segunda-feira. A circulação de caminhões com mais de sete toneladas de carga é proibida em toda a área central de Curitiba, nos horários entre 9h e 19h30 nos dias de semana e entre 9h30 e 13h de sábado.
A respeito, Jairo Marcelino, ainda ressalta que “norma prevista pelo artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina como infração o tráfego de caminhões fora do horário permitido. O artigo 185 do CTB também prevê como infração, trafegar fora da faixa permitida. Nos dois casos, é infração média, com quatro pontos na carteira e multa no valor de R$ 85,13, daí a nossa preocupação para que os caminhoneiros sejam alertados quanto às normas de trânsito, evitando transtornos e acidentes”.
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