quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mais de 1,2 mil servidores da educação treinados para salvar vidas

Prefeitura de Curitiba



Mais de 1,2 mil servidores da educação já concluíram o curso de capacitação em primeiros socorros. O treinamento é realizado por profissionais da Defesa Civil de Curitiba, portanto, sem custo algum para a Prefeitura e os servidores que trabalham nas unidades de ensino ficam preparados para agir de forma adequada em situações emergenciais.No momento, mais quatro turmas com 30 alunos estão concluindo o treinamento.
Nas 20 horas de formação – entre teoria e prática – todos os alunos aprendem procedimentos de abordagem aos feridos, desobstrução de vias aéreas, reanimação cardiovascular, atendimento de ferimentos e fraturas, conceitos de anatomia, sinais vitais e tratamento de ferimentos provocados por animais peçonhentos e queimaduras.
“É importante que estes profissionais que trabalham diretamente com as crianças estejam preparados para lidar com situações emergenciais. Temos relatos de tragédias que foram evitadas graças a estes procedimentos”, explica a socorrista da Defesa Civil, Eliane Hirt Ferreira.
Prevenção - O treinamento em primeiros socorros faz parte do projeto “Conhecer para Prevenir”, que foi desenvolvido pela Secretaria da Educação e pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em 2005, para orientar a comunidade em geral e escolar sobre as medidas a serem adotadas diante de acidentes e desastres, minimizando os danos e prejuízos ao patrimônio e meio ambiente.
Servidores de 149 unidades educacionais de Curitiba – escolas, creches e centros municipais de atendimento especializado – já passaram pelo treinamento.
“Acho que todos deveriam fazer o treinamento. Os procedimentos não são úteis apenas no trabalho, mas em toda vida”, garante a pedagoga do CMAE Iva de Abreu, Liliane Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário