O vice-governador Flávio Arns recebeu nesta sexta-feira (16) no Palácio das Araucárias as reivindicações apresentadas pelos alunos de escolas especiais do Paraná reunidos no 3º Fórum de Autodefensoria das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). O grupo propõe ações nas áreas de educação, saúde, assistência e trabalho. O documento será encaminhado a todas as secretarias e ao governador Beto Richa.
As autodefensorias foram criadas nas Apaes para que os alunos expressem suas ideias, desejos e sentimentos, baseados em direitos e deveres das pessoas com deficiência mental e múltipla. Os autodefensores solicitam que os alunos de escolas especiais sejam encaminhados para o mercado de trabalho e recebam capacitação e cursos profissionalizantes. Na área da saúde, pedem o apoio do governo na distribuição de cadeiras de rodas, próteses e órteses.
“O documento aponta aspectos que são importantes na vida de vocês. É papel do governo articular e promover ações que melhorem a qualidade de vida de todos”, disse Arns.
O apoio da nova gestão às Apaes foi destacado pelo Presidente da Federação das Apaes do Paraná, José Turozi. “O governo Beto Richa tem mostrado sensibilidade e ações concretas em relação às pessoas com deficiência”, disse.
Recentemente, os alunos das escolas especiais passaram a ser inseridos em todos os programas e políticas públicas da Secretaria da Educação. A medida beneficia 394 instituições que mantêm convênio com a secretaria e 40 mil alunos com necessidades educacionais especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário