Fabio Campana
Curitiba é a primeira capital do país em qualidade no saneamento. O ranking é do Instituto Trata Brasil que avaliou os serviços de saneamento prestados pelas 81 maiores cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes. O levantamento tem como base dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades.
Foram levados em consideração o volume de investimentos, a redução de perdas de água tratada e os pequenos aumentos na tarifa média cobrada. No índice geral (capitais e municípios do interior), Curitiba saltou da 11ª para a 5ª posição devido à melhoria no índice de tratamento dos esgotos e aumento importante nos investimentos em 2009.
“Cabe destacar a entrada de Curitiba, que passou da 11ª para a 5ª posição devido à melhoria no índice de tratamento dos esgotos e aumento importante nos investimentos. Deixaram de fazer parte das 10 melhores, as cidades de Brasília e Belo Horizonte que agora ocupam, respectivamente, a 13ª. e 14ª. Posições”, disse o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos.
“Todas as dez cidades melhor colocadas possuem ótimos índices de atendimento e gestão. Qualquer pequeno avanço ou retrocesso de um ano a outro causa mudanças de posição. Entre elas, portanto, a posição no ranking deve ser vista mais como indicativa”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário