Curitiba sediará na segunda (19) e terça-feira (20) da semana que vem a 5ª Conferência Estadual dos Direitos do Idoso, promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná. O encontro vai reunir cerca de 600 pessoas de todo o Paraná e terá como tema central “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. Entre as presenças confirmadas está a da presidente do Conselho Nacional do Idoso, a médica geriatra Karla Giacomin.
No dia 20, a partir das 8h, será aprovado o regimento interno da Conferência, seguido de relatos das secretarias de Estado envolvidas na política estadual do idoso. À tarde haverá a eleição das cinco prioridades, estratégias de prosseguimento e monitoramento de cada eixo temático, para apresentação na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá em Brasília, de 23 a 25 de novembro. Os delegados do Paraná que participarão da Conferência Nacional serão eleitos durante a 5ª Conferência Estadual.
De acordo com Censo 2010 do IBGE, a população idosa do Paraná é de 1.170.955 pessoas. Destas, 44,3% são homens e 55,7% mulheres. A maioria (84,1%) reside em centros urbanos e 15,9% em zonas rurais. No Brasil, a população com 60 anos ou mais aumentou em 697 mil pessoas entre 2008 e 2009. A região Sul é, ao lado da Sudeste, é a que tem a maior proporção de grupos etários de 60 anos ou mais (12,7% do total da população).
Nenhum comentário:
Postar um comentário