Do Josias de Souza:
Aprovada pelos deputados em segundo turno, na noite passada, está pronta para ser promulgada a emenda constitucional que eleva de cinco para nove o número de TRFs (Tribunais Regionais Federais). Presidente do Senado e do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL) hesita em promulgar a peça.
Renan impressionou-se com ofício do ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça. Enviado numa data infeliz –1º de abril— o texto combate a emenda com termos fortes. De saída, Barbosa anotou que lhe causava “grave preocupação” a perspectiva de criação de mais quatro TRFs. Algo que se consumaria dali a 48 horas.
Após a deliberação da Câmara, Renan disse, em privado, que não decidiu se irá promulgar a emenda. O companheiro de partido Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara, não compartilha da mesma dúvida. Para ele, não resta senão dar consequência à emenda aprovada, criando em seis meses os novos tribunais com sede em Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário