sexta-feira, 2 de março de 2012

Notas do Plenário

Solicitadas melhorias na rede de esgoto

Vereadores da Câmara Municipal de Curitiba protocolaram diversos requerimentos este mês pedindo melhorias na rede de esgoto. Com as fortes chuvas que provocam alagamento por toda a cidade neste início de ano, o risco de contaminação da população em contato direto com a água da chuva misturada ao esgoto a céu aberto é maior.
Tito Zeglin (PDT) solicitou à Sanepar a implantação de uma rede coletora de esgoto na Rua Paulina Ader, esquina com Francisco Ader, no bairro Novo Mundo. Segundo ele, é um pedido dos próprios moradores. O parlamentar também pede que seja feita uma sondagem na rede de esgoto da Rua Francisco Warkcheski, no bairro Tatuquara. De acordo com o vereador, segundo o relato de moradores, o mau cheiro é constante e suspeita-se de ligação irregular de esgoto na rede pluvial.
Felipe Braga Côrtes (PSDB) requereu, além de rede de esgoto, uma galeria de águas pluviais para a Rua Mário Beraldi, no bairro Santa Cândida. Ele justifica que o trecho possui seiscentos metros e aproximadamente 150 famílias que ainda não dispõem do serviço.
O vereador Paulo Salamuni (PV) alertou sobre uma área que foi loteada há alguns anos e até hoje não apresenta ligação com a rede de esgoto, causando grande impacto ambiental, face à grande quantidade de moradias já existentes. O referido local fica na Rua R.K., entre a Rua Pintor Ricardo Krieger e a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no Atuba.
Rio Belém
Requerimento à prefeitura para que seja feita a retirada do mato ao longo do rio Belém, em sua trajetória no bairro Guabirotuba, foi feito pelo vereador Professor Galdino (PSDB). Segundo ele, moradores pedem a limpeza do rio, já que, quando chove, acaba acumulando resíduos não orgânicos em suas margens e trazendo riscos à saúde da comunidade.
O vereador lembra que o excessivo volume de água, combinado com a impermeabilização do solo, acaba sobrecarregando as galerias de captação de água pluvial que precisam estar limpas para operar em sua capacidade máxima. Galdino afirma que já registrou cerca de 140 requerimentos à prefeitura só para a prevenção de enchentes.
“Já solicitamos limpezas de bueiros, galerias, praças, desassoreamento de rios, canais, manilhamento de córregos, preservação de áreas verdes, que aumentam a permeabilização do solo. Enfim, foram inúmeras as vezes que procuramos o município para resolver problemas relativos a essa questão”, comentou Galdino.



Estabelecimentos podem orientar sobre alimentação saudável
Um alerta sobre alimentação saudável poderá estar estampado em cartazes em estabelecimentos que vendem refeições e lanches. Projeto em tramitação na Câmara Municipal prevê que sejam informados aos clientes os “Dez Passos para uma Alimentação Saudável” adaptados pela Secretaria “Este projeto de lei tem a intenção de oferecer diretrizes pautadas no Guia Alimentar do Ministério da Saúde, para reeducar hábitos alimentares com o propósito de melhorar a qualidade de vida do cidadão”, justifica o vereador Juliano Borghetti (PP), autor da proposta.
Borguetti salienta que o Guia baseia-se em refeições e alimentos popularmente consumidos pelas famílias brasileiras, independente do nível socioeconômico. “O que evidencia que uma alimentação saudável não custa caro. Entende-se que a fixação de cartazes nos estabelecimentos que produzem e comercializam refeições ou lanches seria um mecanismo estratégico no intuito de dar explicações práticas para esta reeducação, especialmente pelo fato de que boa parte dos trabalhadores almoçam fora de suas residências”, complementou.
Os cartazes deverão ser colocados em pelo menos dois locais de fácil visibilidade do estabelecimento, como porta de entrada, superfície da mesa de refeições, cardápios ou bandejas.
Para os estabelecimentos que não afixarem as orientações, o projeto prevê punições como advertência e multa de R$ 100,00, que poderá ser dobrada no caso de reincidência. O texto será ainda avaliado pelas comissões antes de passar por votação em plenário.
Alimentação saudável
As orientações da Secretaria de Saúde incluem fazer pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis ao dia. Incluir diariamente seis porções do grupo de cereais, comer diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras e três ou mais de frutas. Comer feijão e arroz todos os dias, ou pelo menos cinco vezes por semana. Consumir leite e derivados, carnes, aves, peixes e ovos. Diminuir a quantidade de sal na comida e retirar o saleiro da mesa. Evitar refrigerantes e sucos industrializados e beber pelo menos dois litros de água por dia.



Projeto prevê controle de qualidade em embalagens
Projeto que altera lei sobre utilização de lacre inviolável nas embalagens de alimentos entregues em domicílio recebeu parecer favorável do vereador Serginho do Posto (PSDB), durante reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, nesta terça-feira (28). O documento, de autoria do vereador Juliano Borghetti (PP), prevê que as embalagens sejam constituídas de papel-cartão não reciclável e com gramatura alta, produzido e aplicado através de processo específico e com certificado de procedência.
De acordo com a proposta, o objetivo é ampliar as condições de segurança e higiene nas entregas de alimentos em domicílio, de modo que garanta a integridade das embalagens, protegendo o produto de contaminação decorrente de manuseio, estrutura de matéria-prima ou fabricação das embalagens. Conforme a justificativa, as alterações foram propostas após relatórios realizados pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas – SP (IPT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário