quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Notas do Plenário

Projeto proíbe caminhões cegonha no anel central
Tramita na Câmara Municipal de Curitiba projeto de lei que pretende proibir o tráfego de caminhões de transporte de veículos, popularmente conhecido como cegonha, no anel central da cidade. A proposta é do vereador João Cláudio Derosso (PSDB).
Segundo ele, o objetivo é conter prejuízos ocasionados por estes veículos. Derosso diz que as reclamações da comunidade são constantes quanto aos danos que este tipo de veículo pode causar. A maior parte das queixas é quanto à fiação aérea, constantemente arrancada devido à altura do caminhão.
O projeto ainda deve passar por discussões nas comissões. Posteriormente, vai para votação em plenário. Se for aprovado pelos demais parlamentares e sancionado pelo prefeito, entrará em vigor noventa dias de sua publicação em Diário Oficial.
Proibições
A discussão quanto à circulação de caminhões na cidade tem sido assunto recorrente. Recentemente foi proibido o tráfego de caminhões pesados na Linha Verde em horários de pico. Neste caso, a medida foi necessária para melhorar a segurança e a fluidez no trânsito.


Adiada
Foi adiada por dez sessões, na terça-feira (7), a votação em segundo turno do projeto que prevê a instalação de câmeras de monitoramento em postos de combustíveis de Curitiba. O pedido foi feito pelo autor da proposta, vereador Juliano Borghetti (PP), para adequações na redação. O documento prevê que os equipamentos de vídeo sejam colocados em locais que não permitam sua violação ou remoção, além da afixação de aviso informando sobre o monitoramento. O objetivo é coibir a violência, vandalismo e outras ocorrências que possam colocar em risco a segurança de clientes e funcionários nas proximidades destes estabelecimentos

Informações

Requerimentos solicitando informações oficiais ao município foram aprovados nesta segunda sessão ordinária de início de trabalhos no plenário da Casa. Entre eles, um do presidente licenciado, João Cláudio Derosso (PSDB), que pede explicações sobre a mudança da estação-tubo da Vila São Pedro. Pergunta à Urbs (gerenciadora do sistema de transporte coletivo na cidade) se há interesse na retirada da estação e para onde seria transferida, “em função de reivindicação feita por usuários, preocupados com a possível mudança”.

Sugestão I
O atual presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Casa, vereador Jair Cézar (PSDB), sugeriu, durante debate para votação do projeto de lei que regulamenta a entrega domiciliar de produtos e serviços, que os autores dos projetos estejam presentes à reuniões do grupo.

Sugestão II
Jair Cézar considera produtivo inserir este procedimento no regimento interno da comissão, para facilitar  “um melhor conhecimento a respeito do objetivo dos projetos analisados, além dos textos apresentados”.  “O debate sempre esclarece melhor as ideias”, justificou.

Lideranças
Como ocorre no início de cada ano legislativo, a escolha de lideranças de bancadas e presidências de comissões, os parlamentares da maior bancada na Casa, o PSDB, fizeram reunião na terça-feira (7), para definir os postos a serem ocupados, segundo informe ao plenário pelo atual líder, Emerson Prado.

Ecovia
O vereador  Serginho do Posto (PSDB) anunciou a realização de nova audiência entre o Ministério Público e a concessionária Ecovia para o dia 1º de março, marcada pela Promotoria de Direitos Constitucionais. A audiência está incorporada a uma série de fatos que envolvem obras e serviços prometidos e não cumpridos pela concessionária na região do Jardim das Américas, que o parlamentar reivindica em nome de moradores.

Reconhecimento
A ex-chefe de gabinete da presidência da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e assessora  da Fiep  voltada às atividades internacionais, até 2011, Tereza Hatue de Rezende será homenageada com a cidadania de Curitiba, em iniciativa do vereador Jorge Yamawaki (PSDB), aprovada pelo plenário, na terça-feira (7).  A prestação de serviços à cidade e ao estado do Paraná pela  atual coordenadora do recém inaugurado Centro Cultural Sistema Fiep, nascida em São Paulo, foi elogiada por todos os demais vereadores.  (Com foto)

Descontentamento
Os vereadores Julião Sobota (PSC), Juliano Borghetti (PP) e Algaci Tulio (PMDB) registraram, na tribuna da Casa, descontentamento com a ação da polícia em eventos públicos, como, por exemplo, em jogos de futebol. “O que a gente quer é um efetivo preparado e que respeite o cidadão”, afirmou Julião Sobota, lamentando a morte do  torcedor do Atlético-PR André Lopes, 21 anos, no dia 1º, ao ser atropelado na saída do Ecoestádio Janguito Malucelli. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário