Veto I
Foi mantido o veto parcial do prefeito ao projeto de lei de autoria do vereador Zé Maria (PPS) que prevê a disponibilidade de percentual gradativo de veículos com câmbio automático nas locadoras de Curitiba.
Veto II
A proposta de Zé Maria aprovada pelo Legislativo estabelece que, após a regulamentação pela prefeitura, as locadoras disponibilizem percentual de 10%, 5% e 2% de veículos com câmbio automático, em frotas de 200, até 500 e acima desse número, respectivamente, para atender a demanda de pessoas com deficiência permanente ou temporária. O veto foi quanto à aplicação de multa, para, de acordo com o Executivo, “garantir o direito de defesa e contraditório”.
Novo projeto
Projeto do vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que começa a tramitar no Legislativo, foi lida em plenário. A proposta dispõe sobre a realização semestral de procedimento de inspeção sanitária e coleta de amostras de águas de reservatórios das escolas, creches e unidades de saúde do município.
Destacadas mudanças na área da saúde
A admissão de 121 profissionais aprovados em concurso público da prefeitura de Curitiba, chamados para assumir imediatamente vagas abertas na rede básica de atendimento, foi destacada pelo terceiro-secretário da Câmara Municipal, vereador Jairo Marcelino (PSD), na terça-feira (6).
A referência do parlamentar serviu como comentário à presença na Casa da titular da pasta, secretária Eliane Chomatas, nesta quarta-feira (7). Ela fará a prestação de contas do terceiro trimestre deste ano e, para o vereador Jairo Marcelino, “esta foi uma das promessas feitas pelo prefeito Luciano Ducci quando assumiu o cargo. A demora no atendimento de consultas especializadas em postos de saúde de Curitiba, as intensas filas nas unidades 24 horas nos finais de semana, a falta de informação, um certo improviso e a ausência de profissionais têm colocado em xeque as propostas de atendimento”, comentou o parlamentar, enaltecendo “as novas perspectivas de melhoria no atendimento”.
Abranches
Recentemente, Jairo Marcelino transmitiu a reivindicação de moradores da Planta Schonka, que entendem estar mais próximos da Unidade de Saúde do Abranches, e que hoje estão cadastrados na unidade de saúde da Vila Diana, superlotada de pacientes. Esta unidade abrange em seu atendimento as vilas Santa Terezinha e Leonice. De acordo com o terceiro-secretário, “para conseguir atendimento, esses moradores precisam chegar na unidade antes das 6h, o que não garantia uma consulta, além do difícil acesso, prejudicando o idoso e a gestante”, complementou o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário