quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Segurança a toda prova.

Forças de segurança municipais, estaduais e federais se reuniram, nesta quinta-feira (24), no primeiro encontro de 2011 do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Segurança Pública de Curitiba.
Parceria da Prefeitura com o Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o GGI é um espaço de identificação de prioridades no combate à criminalidade e elaboração de ações conjuntas pelas diversas forças de segurança pública. O secretário municipal da Defesa Social, Nazir Abdalla Chain, explicou que, a partir da posse do governador Beto Richa no início do ano, a expectativa é de que a atuação do GGI torne-se ainda mais efetiva.“Estas reuniões mensais são fundamentais para que possamos estabelecer ações coordenadas de combate à criminalidade nas áreas de risco, sempre seguindo o modelo estabelecido pelo Ministério da Justiça”, disse Chain.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, afirmou que as conversas com o prefeito Luciano Ducci têm sido constantes para tratar do tema. “Temos que reconhecer o esforço do prefeito em garantir a tranquilidade dos moradores da capital. Não vamos, em momento algum, nos eximir da obrigação de combater a criminalidade”, afirmou.
Além da Secretaria da Defesa Social, estão envolvidos no projeto as secretarias Antidrogas Municipal, do Governo, do Esporte e Lazer e da Educação, a Fundação de Ação Social, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Urbanização de Curitiba S/A, (Urbs), Ministério Público do Paraná, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Justiça Federal, Exército e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Investimento – Em novembro do ano passado, a Prefeitura investiu R$ 220 mil na nova sede do GGI, no Edifício Delta, Alto da Glória. Até então, o gabinete estava instalado provisoriamente e em funcionamento há dois anos no Instituto Curitiba de Informática (ICI).
O novo e moderno espaço conta com sala de reuniões do pleno, observatório de segurança pública (análise criminológica em parceria com a UFPR), sala de situação (videomonitoramento) e ambiente de instrução.

Um comentário:

  1. wilson diz....
    Mary, pena que as autoridades ainda não aceitam que o sistema penitenciário tem muito a colaborar na prevenção de muitos crimes que ocorrem em Curitiba e Região Metropolitana. Muitas destas ações criminosas são comandadas de dentro do sistema penitenciário, mas não dispomos de um serviço de inteligência eficaz, inserido aos demais órgãos de segurança.
    Quem sabe um dia.................

    ResponderExcluir