terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Grampos para Rossoni

Além dos grampos, havia uma câmera de vídeo no antigo gabinete de Rossoni


Os peritos que continuaram o trabalho de varredura na Assembleia Legislativa encontraram no final da tarde deste domingo (06) câmera de vídeo e equipamento de áudio nas instalações da 2ª secretária, ocupada anteriormente pelo presidente Valdir Rossoni. A câmera de vídeo estava instalada no antigo gabinete de Rossoni e na antessala o equipamento de escuta. Os materiais encontrados foram levados pela perícia para a polícia científica.
Um pouco antes, os peritos já haviam localizado mais um aparelho de escuta telefônica na Assembleia. O equipamento havia sido colocado estrategicamente na central telefônica e permitia escutar todas as conversas feitas a partir de um ramal que funcionava no plenário, na sala de apoio à presidência.
De acordo com o presidente Valdir Rossoni (PSDB), essa é uma situação inaceitável. O 1º secretário Plauto Miró (DEM) destacou a importância dessas medidas de segurança que estão sendo implementadas nesta primeira semana como forma de garantir um trabalho pleno, correto e transparente em todas as áreas do Legislativo.

GRAMPO ATIVO

Alfredo Ibiapina, diretor da empresa de segurança Embrasil, contratada para realizar a varredura no Legislativo, explicou que o equipamento instalado na central telefônica podia ser acionado a qualquer momento. “É um grampo ativo, mas não podemos, no momento, informar a quanto tempo ele estava instalado”. O perito em sistemas de segurança da Embrasil, Antonio Carlos Walger informou que o grampo descoberto neste domingo permitia captar, retransmitir e gravar qualquer conversa feita através do ramal telefônico numa distância de até 100 metros. A sala da telefonia foi isolada e passou por uma perícia técnica. De acordo com Ibiapina, o trabalho de varredura deve ser concluído em uma semana.
Para Rossoni, a Assembleia está parecendo “o Palácio do grampo”. Ele disse não se surpreender com os equipamentos de vídeo e áudio encontrados na sua antiga sala. “Eu já tinha esse receio e a minha desconfiança foi confirmada. Tudo isto que está sendo revelado demonstra o grau de insegurança e o risco a que todos estávamos expostos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário