terça-feira, 2 de abril de 2013

Alep aprova em segunda discussão projeto que libera consumo de bebidas na Copa

Gazeta do Povo

Texto já havia sido referendado em primeira discussão na semana passada. Nesta segunda-feira foi apoiado por 31 deputados

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta segunda-feira (1º/4), em segunda discussão, o Projeto de Lei que prevê a liberação da venda e do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol do estado durante a Copa do Mundo de 2014 - no caso, apenas a Arena da Baixada. Também valeria para a Copa das Confederações deste ano caso o estado recebesse jogos do torneio. Aprovado em primeira discussão na semana passada, o projeto foi apoiado neste segundo debate por 31 deputados da Casa. Outros 11 votaram contra a medida e um se absteve.
De acordo com o texto, não valerá nesse período a legislação estadual que trata da “distribuição, venda, publicidade ou propaganda de consumo de alimentos e bebidas no interior dos locais oficiais de competição, nas suas imediações e principais vias de acesso”.
Da mesma forma, serão revogadas temporariamente as leis estaduais referentes à concessão de “gratuidade, redução de preço, meia-entrada ou qualquer outra forma de subvenção a consumidores”. A medida também vale para a reserva de bilhetes para “distribuição gratuita, venda preferencial ou a preço reduzido”. Hoje, têm direito à meia-entrada no estado crianças até 12 anos, idosos a partir dos 60 anos e estudantes com carteirinha.
No período do evento, passam a ser responsabilidade do poder público local, “sem custos para a Fifa”, a segurança e as medidas de prevenção a acidentes nos locais de competição, suas imediações e principais vias de acesso, nos aeroportos, hotéis e centros de treinamento. Por fim, o texto deixa a cargo do governo estadual decretar feriado nos dias de jogos.

O projeto, que é de autoria do poder executivo, ainda precisa ser aprovado em terceira discussão e redação final. Depois disso, receberá o veto ou a sanção do governador do estado, Beto Richa (PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário