Assinados convênios na área de habitação e pavimentação
Os vereadores Sabino Picolo (DEM), presidente em exercício da Câmara de Curitiba; João do Suco (PSDB), líder do prefeito na Casa; Serginho do Posto (PSDB), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Jair Cézar (PSDB), Juliano Borghetti (PP), João do Suco (PSDB), Tico Kuzma (PSB), Zé Maria (PPS), Professor Galdino (PSDB), Valdemir Soares (PRB), Emerson Prado (PSDB) e Dirceu Moreira (PSL) participaram, na quarta-feira (30), da solenidade de assinatura de dois convênios que vão dar um novo impulso ao programa de obras da prefeitura.
Os convênios foram assinados pelo prefeito Luciano Ducci e o governador Beto Richa. Um deles prevê repasse do estado para a prefeitura, a fundo perdido, de R$ 45 milhões para pavimentação de 105 quilômetros de ruas que fazem parte do itinerário do transporte coletivo. O outro isenta do recolhimento de ICMS materiais e insumos da construção civil utilizados na construção de moradias destinadas a famílias cadastradas na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).
Habitação
A isenção de ICMS para materiais de construção nos projetos de moradia popular está prevista no decreto estadual 1919/2011. Na prática, o convênio entre o município e o estado funcionará da seguinte forma: a Cohab irá cadastrar previamente as empresas participantes do programa habitacional e, com isso, elas poderão requerer junto ao estado a isenção do ICMS ao comprar materiais e insumos de construção para as obras destinadas à clientela da companhia.
Além do governador Beto Richa e do prefeito Luciano Ducci, assinaram o convênio o secretário municipal de Habitação, Osmar Bertoldi; o presidente da Cohab, Ibson Campos, e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche.
Solicitada academia para o bairro Ahu
A implantação das academias ao ar livre em Curitiba faz parte de um programa de saúde preventivo, com equipamentos para melhorar a condição física e qualidade de vida da população. O terceiro-secretário da Câmara Municipal, vereador Jairo Marcelino (PSD), propõe que mais uma seja instalada no bairro Ahu. Tudo depende da reivindicação ser atendida pelo prefeito Luciano Ducci. O chefe do Executivo promete fechar o ano com 114 novas academias. "E, até o fim de 2012, serão 132 equipamentos", diz.
Nesta margem, o parlamentar quer incluir o pedido dos moradores da região e seu entorno na busca da saúde plena na terceira idade e também aos jovens interessados. Ele sugere a implantação no Largo Vereador Dorgelo Biazzeto, para onde converge a atenção dos moradores do bairro "e onde seria o local mais adequado para a academia", justifica. "Os equipamentos são indicados principalmente para a terceira idade, mas podem ser usados por qualquer pessoa, funcionando como uma academia de ginástica ao ar livre", completa.
Parques
A revitalização de parques e praças na periferia da cidade é outra reivindicação apresentada pelo terceiro-secretário para as secretarias do Meio Ambiente e Esporte, Lazer e Juventude. O foco principal é a utilização de algumas praças para o lazer infantil. "Estamos procurando atender os pedidos da comunidade que chegam até nós em relação à precariedade de conservação de alguns parques e praças da capital", observou o parlamentar. Conforme ouviu de moradores dos bairros mais afastados, "o material usado na construção dos aparelhos apresenta pontos de ferrugem. A areia em canchas e parquinhos está desgastada, em casos mais críticos, suja pelo acúmulo de excrementos de cachorro ou gatos. Em suma, os locais estão impróprios para uso e permanência de crianças". A manutenção destes locais, do ponto de vista do vereador, "deve ser feita de forma programada, permitindo que o material desgastado seja substituído sem prejuízo para os usuários".
Nenhum comentário:
Postar um comentário