segunda-feira, 2 de maio de 2011

Prisões industriais

Da Coluna de Aroldo Murá
Técnicos do BIRD – Banco Interamericano de Desenvolvimento – e BID – Banco Mundial – estiveram no Paraná, dias atrás, examinando, e se dizendo satisfeitos com andamento de projetos que financiam à Prefeitura de Curitiba.
Cássio Taniguchi: grandes arrancadas
Novas equipes de técnicos das duas instituições financiadoras estarão voltando nesta semana. E aqui ficarão vários dias. Dedicar-se-ão a examinar com o Governo do Estado, na pessoa de Cássio Taniguchi, o secretário de Planejamento – as três grandes prioridades que a administração Beto Richa colocou no seu portfólio de ações: Educação, Saúde e Segurança.

O BID e o BIRD têm pressa e confiam no Paraná, com quem têm uma longa história de cooperação.
Antes, sabe-se, que o pessoal de Planejamento está se defrontando com algumas dificuldades grandes, segundo me explica um técnico da Seplan: “A maioria das secretarias não tem pessoal capaz de redigir um termo de referência, o que é básico para o início de qualquer trabalho de captação de meios para ação…”
PRISÕES INDUSTRIAIS – 2
De Cássio Taniguchi ouço exclamação que dá a medida da urgência de resolver a questão penitenciária:” É uma barbaridade, hoje temos 15 mil presos recolhidos em delegacias de polícia”.
Cássio não acha a situação intolerável apenas do ponto de vista administrativo. “É também desumano”, frisa, depois de lembrar o transtorno que a situação cria, com policiais transformados em carcereiros…
Assim, um dos alvos do Governo é retomar aos presídios industriais, tal como foi feito com o Presídio Industrial de Guarapuava, na administração Lerner. O projeto “foi detonado por Requião, mas ia muito bem”, lembra o secretário.
PARCERIAS COM INICIATIVA PRIVADA
O retorno aos presídios industriais deverá ser no modelo das parcerias público-privadas. A iniciativa privada administrará essas unidades de ressocialização.
O secretário sente-se muito à vontade para firmar a posição do Governo: “Veja, onde a parceria com a inciativa privada vai muito bem na implantação de presídios industriais é Pernambuco, Estado cujo governador é do PSB, Partido Socialista Brasileiro”.
Em PE já foram inauguradas cinco unidades de presídios industriais em PPP.
Minas Gerais e Bahia vão progredindo em projetos semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário