Gazeta do Povo
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem, em votação final, um projeto de lei que limita volume do som nos carros que circulam nas ruas das cidades do estado. O projeto, de autoria do deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), agora aguarda a sanção do governador Beto Richa (PSDB) para virar lei.
A proposta proíbe nos automóveis a emissão de som com volume acima de 80 decibéis medidos a sete metros de distância. A medida vale basicamente para os amplificadores de som, pois o texto exclui da proibição ruídos produzidos por buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha à ré, sirenes, motor e demais componentes obrigatórios do veículo. Também não penaliza veículos de atividades comerciais, como publicidade, desde que portem autorização emitida pelo órgão competente. A lei exclui ainda veículos de competição e de entretenimento público (trio elétricos), desde que estejam em locais apropriados.
Cinemas
Na semana passada, outro projeto de lei de Cheida sobre poluição sonora teve sua redação final aprovada. A medida fixa em 92 decibéis o volume máximo do som nas salas de cinema de todo o Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário