Da coluna do jornalista Aroldo Murá
Nos próximos dias, não se sabe quando (pode ser a qualquer momento), o ex -ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, terá de desembolsar R$ 2 milhões para ressarcir os cofres públicos, segundo decisão prolatada dias atrás pelo Tribunal de Justiça do Paraná, decorrente de ação popular iniciada no primeiro governo Jaime Lerner, quando ele presidiu o Banestado.
À decisão cabe recurso de Stephanes, mas ela não tem feito suspensivo. Quer dizer: o valor tem ser pago para que se processe recurso a instância de terceiro grau. E na verdade, poderá chegar ao valor de R$ 5 milhões, com juros e correção monetária.
COMO COMEÇOU
A origem do questionamento judicial foi a cobrança que o jornal Gazeta do Paraná fez, reclamando ao extinto Banestado o pagamento por matérias publicitárias do Governo do Estado, e para as quais não tinha autorização formal para publicar. A ação foi ganha, em primerira instância, pelo Banestado.
Mesmo assim – segundo explica fonte do TJ-PR – “o presidente do Banestado, seguindo determinação do governador, promoveu acordo, quitando financiamentos do jornal e de dirigentes da publicação junto ao banco.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário