Proposta fita antiderrapante em escadas de prédios públicos
Tramita na Câmara Municipal de Curitiba projeto de lei que dispõe sobre a implantação de material antiderrapante em escadas e rampas de estabelecimentos das redes públicas de ensino, de saúde e em locais de prestação de serviços públicos à população. A proposta é do vereador Juliano Borghetti (PP), que lembra que em dias de chuva o risco de quedas é ainda maior.
“Imagine entrar em um espaço e ter que se preocupar em não escorregar. Ainda mais em locais em que pessoas debilitadas ou acompanhantes tenham que percorrer rampas ou escadas sem a devida proteção. Ou então escolas e creches, com inúmeras crianças brincado e correndo, com o risco iminente de queda e de lesões”, justificou o parlamentar.
De acordo com o projeto, na implantação de fitas e faixas antiderrapantes em escadas, a distância deverá ser de três a quatro centímetros. Em rampas, de dez a quinze centímetros. O material deverá ser de cor diferente ao do empregado no revestimento das escadas e rampas. A proposta é que estas faixas sejam substituídas sempre que deixarem de cumprir sua finalidade por desgaste, deslocamento e outras falhas.
O projeto deverá passar por debates nas comissões da Casa antes de ser encaminhado a votação em plenário. Se aprovado e a lei sancionada pelo prefeito, entrará em vigor após 60 dias da data de sua publicação.
Módulo da Guarda terá centro de controle de operações
O vereador Tico Kuzma (PSB) informou, na Câmara Municipal, que o prefeito Luciano Ducci confirmou a realização, pela prefeitura, de pregão eletrônico para a aquisição de equipamentos de vídeo monitoramento e implantação de um centro de controle de operações para ser implantado no Módulo da Guarda Municipal, localizado na Praça Luiz Fernando Mainardes, no Gralha Azul, no bairro Novo Mundo.
A proposta de monitorar a Avenida Brasília, de acordo com o parlamentar, foi apresentada por uma emenda de sua autoria ao orçamento de 2010. “É mais uma emenda executada pela prefeitura. Com a implantação desta central e destas câmeras, os moradores e comerciantes da região ganharão mais segurança”, comentou.
Segundo o secretário da Defesa Social, Nazir Abdalla Chain, nesta primeira etapa, que deve ser iniciada no mês de fevereiro, será implantada uma central de monitoramento no módulo da Guarda Municipal da Praça Luiz Fernando Mainardes, no Gralha Azul, também construído por meio de uma emenda do vereador ao orçamento. A central contará com um sistema de comunicação e tráfego de imagens sem fio (wireless) e será composta por três pontos de monitoramento (câmera, poste, nobreak, caixa hermética, rádios) que permitem a visualização, gravação e recuperação de imagens e serão instalados ao longo da Avenida Brasília, próximo às ruas Infante Dom Henrique, Bortolo Gusso e rua das Sabias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário