domingo, 3 de abril de 2011

Curitibanos apoiam uso de radar

Apesar das recentes denúncias envolvendo a fiscalização no trânsito por meio de radares em Curitiba, que fizeram a prefeitura assumir o sistema no mês passado, a população da capital apoia o uso dos equipamentos e acredita que eles são eficientes para reduzir acidentes. É o que mostra um levantamento feito a pedido da Gazeta do Povo pelo Paraná Pesquisas durante os dias 21 e 22 de março, em Curitiba.
Das 484 pessoas ouvidas, 68,2% se mostraram a favor da instalação dos radares, e 27,5%, contra. Para a maioria – 66,1% dos entrevistados – a fiscalização por meio do sistema eletrônico ajuda a prevenir acidentes de trânsito. Já para 32,7%, os equipamentos não servem como ferramenta de prevenção nas ruas. Somente no ano passado, segundo dados do Detran, 847 mil multas foram aplicadas em Curitiba, sendo que 258 mil surgiram por meio dos radares. Na cidade, assim como em todo o estado, a transgressão mais comum é transitar em velocidade superior ao limite permitido em até 20%.
O levantamento do Paraná Pesquisas mostra ainda que a aceitação dos radares é maior por parte de quem não dirige. Nesse caso, 75,4% defendem a instalação dos equipamentos, número que chega a 58,6% quando a avaliação parte somente dos motoristas.
“O radar fixo deve servir essencialmente para educação e controle, não para punição. A permanência desses equipamentos é positiva, se for vista como ferramenta para garantir a própria segurança da população, e não como um meio para arrecadar dinheiro”, defende o urbanista Fábio Duarte, diretor do mestrado e doutorado em Gestão Urbana da PUCPR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário