Curitiba é referência mundial em boas práticas de planejamento, gestão, transporte público e qualidade ambiental, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2011 divulgado nesta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
“A cidade de Curitiba, no Brasil, implementou com êxito abordagens inovadoras ao planejamento urbano, a gestão da cidade e aos transportes para enfrentar o desafio do crescimento demográfico rápido. A cidade tem agora a mais elevada taxa de utilização de transportes públicos do Brasil (45% de todas as viagens) e uma das mais baixas taxas de poluição do ar do país”, aponta o documento da ONU, apresentado em Copenhague, Dinamarca, na quarta-feira (2).
O relatório indica os desafios para que o mundo alcance um progresso sustentável e equitativo, aponta ainda o Índice de Desenvolvimento Humano de 187 países, no qual o Brasil avançou de 0,715 em 2010 para 0,718 em 2011, subindo uma posição no ranking global, de 85ª para a 84ª. O país, conforme o documento, faz parte do seleto grupo de apenas 36 que subiram no ranking. Os outros 151 permaneceram na mesma posição ou caíram.
A evolução do IDH brasileiro contou com um impulso maior da dimensão saúde – medida pela expectativa de vida –, responsável por 40% da alta. As outras duas dimensões que compõem o IDH, educação e renda, responderam, cada uma, por cerca de 30% desta evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário