quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Moradores aprendem a reaproveitar alimentos

Quatorze famílias que vivem no Residencial Santa Mônica, no Sítio Cercado, aprenderam, nesta semana, dicas de alimentação saudável com a orientação da Prefeitura. A atividade é parte do trabalho social realizado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) após a ocupação dos conjuntos.
“Além de entregar as casas e apartamentos, a Cohab permanece no local após a ocupação para dar suporte e orientações às famílias que iniciam uma nova vida. Cada projeto conta com assistentes sociais e técnicos ambientais que prestam atendimento à comunidade”, explica o presidente da Cohab, Ibson Campos.
Uma oficina de aproveitamento total dos alimentos, organizada em parceria com a Secretaria Municipal do Abastecimento, foi montada no salão de festas do próprio Residencial Santa Mônica na terça-feira (8).
Receitas - Os participantes aprenderam a fazer suco de cenoura com limão e, utilizando os resíduos, fizeram uma broa nutritiva de cenoura. As cenouras batidas sem descascar no liquidificador com água e o limão servem para o suco, e após coar, os resíduos são utilizados na receita da broa.
“São dicas simples e práticas que possibilitam uma alimentação saudável e evitam o desperdício”, explica a técnica Diane Gonzaga.
A moradora Adriana Owsiany aprovou as receitas e garante que vai utilizá-las no dia a dia. “Eu sempre tirava a casca da cenoura, mas aqui explicaram que assim ela perde os nutrientes. Foi muito bom o curso, sempre que fizerem eu vou participar”, ressalta.
Iolanda Fernandes disse que já utiliza técnicas de reaproveitamento, mas sempre é bom aprender coisas novas. “Eu faço bolo com casca de banana, frito a casca da batata, faço patês com os talos de brócolis e couve-flor. Não desperdiço nada, mas essas receitas com cenouras eu não conhecia. Tanto o suco como a broa ficaram uma delícia”, disse.
Além das receitas com cenoura, os participantes aprenderam a fazer suco de beterraba com limão e couve com limão. Utilizando os resíduos do limão é possível fazer biscoitos. “A ideia é reduzir o desperdício, além das receitas que ensinamos, também explicamos que os resíduos podem ser usados em saladas, farofas, massas, panquecas e no que mais a imaginação mandar”, diz Diane.
No dia 7 de dezembro a oficina será realizada no Residencial Caiobá, também no Sítio Cercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário