O plenário da Câmara de Curitiba, aprovou, nesta segunda-feira (10), requerimento do vereador Zé Maria (PPS) para implantação de semáforos sonoros visando beneficiar deficientes visuais. A sugestão ao Executivo está acompanhada, de acordo com o parlamentar, de dados técnicos que justificam investimentos no equipamento.
Zé Maria fez defesa para aprovação da matéria na tribuna, argumentando sobre as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência visual. “Se analisarmos a questão da mobilidade de pedestres, os dados do IBGE estimam que 9% da população de Curitiba, um universo de 160 mil pessoas, tenha algum tipo de dificuldade para completar uma travessia, principalmente em horários de pico”, afirmou.
O vereador, que pauta seu mandato por ações e projetos de lei em favor dos portadores de qualquer tipo de deficiência, utilizou, ainda, das prerrogativas da legislação federal que determina a emissão de sinais sonoros em vias públicas de intensa movimentação. “Para Curitiba, isto implica dizer que todos os semáforos existentes deveriam contar com este tipo de dispositivos”, completou. Zé Maria também quer ver assegurado o “direito constitucional de igualdade”, no acato à sua sugestão. Considerando que o município não tenha recursos suficientes para implantação “em toda a amplitude da necessidade”, o parlamentar sugeriu que se inicie pelos cruzamentos mais movimentados e centrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário