O projeto do Metrô Curitibano, apresentado pela Prefeitura de Curitiba no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, é considerado exemplar pelo governo federal. A Linha Azul, primeira da cidade, atendeu a todos os itens de enquadramento do programa, e já nasce integrado à Rede de Transporte com tarifa única.
"Curitiba está de parabéns por priorizar a mobilidade. A cidade terá um sistema de transporte público ainda melhor, que continuará sendo referência no país", disse a ministra do ministra do Planejamento, Miriam Belchior.
Dos recursos para obra, R$ 2,25 bilhões, R$ 1 bilhão virá do governo federal a fundo perdido e R$ 750 milhões em forma de empréstimo - R$ 300 milhões do governo estadual através do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), R$ 450 milhões do governo federal e o restante da iniciativa privada.
A composição financeira para a primeira etapa do Metrô Curitibano, a Linha Azul, que vai interligar o CIC/Sul ao Centro de Curitiba, foi anunciada nesta quinta-feira (13) pela presidenta Dilma Rousseff. O metrô receberá recursos federais, estaduais e municipais.
"É muito importante todo o empenho do governo federal e do governo estadual para o metrô. Estamos terminando a formatação dessa modelagem financeira para lançar o edital de licitação, para que a obra tenha data para começar e para terminar", explicou o prefeito Luciano Ducci.
O prefeito Luciano Ducci explicou que a integração do metrô com os ônibus vai acontecer por meio dos terminais da cidade. "Por exemplo, no Pinheirinho, no Capão Raso, onde tem terminal vai ter integração de ônibus com metrô", disse Luciano Ducci.
Cassio Taniguchi, secretário estadual do Planejamento, também ressaltou a importância do metrô. "Na maioria das grandes cidades o metrô representa um transporte de massa de excelência. A vantagem do metrô de Curitiba é ser competitivo com outros modais, principalmente o individual representado pelos carros. O metrô de Curitiba estará integrado a todo o sistema de transporte público da capital", afirmou Cassio Taniguchi.
O presidente do Ippuc, Clever Almeida, falou sobre como será feita a obra do metrô. "Temos uma grande vantagem porque vamos aproveitar as canaletas dos ônibus. Boa parte da obra será feita por túneis, serão poucos ataques na área de superfície", definiu.
Para a diretora de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide, Curitiba conseguiu contemplar todos os itens de enquadramento do programa. É um projeto completo", disse.
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