domingo, 7 de agosto de 2011

Vereador pede instalação de painéis eletrônicos

O vereador Jair Cézar (PSDB) cobrou, nesta sexta-feira (5), a instalação de um painel eletrônico para registrar os votos e presenças dos vereadores nas sessões da Câmara Municipal de Curitiba. De acordo com ele, o Legislativo da capital paranaense é o único entre as capitais dos estados do Sul e Sudeste que ainda não utiliza painel digital. “Outras cidades paranaenses também já implantaram o sistema, como é o caso de Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá e Campo Largo”, diz. A proposta do parlamentar inclui, ainda, a implantação de sistema eletrônico de voto. Além do painel para votação eletrônica no plenário, Jair Cézar propõe a instalação de painéis nas duas entradas da Casa para registrar os vereadores que se encontram ou não em seu gabinete. “Às vezes, o cidadão procura o vereador, se cadastra na recepção, aguarda para entrar na Câmara e não encontra o parlamentar. Isso gera um desgaste que poderia ser evitado com a instalação do painel. A pessoa vai poder ver antes de entrar se o parlamentar está no gabinete”, afirmou.
Conforme o vereador, o painel pode diminuir o número de faltas nas sessões plenárias. “A obrigação maior de todos os parlamentares é estar presente na hora da votação. O painel eletrônico vai registrar aqueles que estão participando da sessão e vai cobrar a presença de todos”, explicou.

Modelos

Jair Cézar afirma que as Câmaras Municipais das regiões Sul e Sudeste que adotaram o modelo digital optaram por diferentes tecnologias. Em Belo Horizonte, foi instalado um painel eletrônico que permite também a exibição de vídeos e imagens. Em São Paulo, vereadores com deficiência física podem realizar o voto com os olhos, concentrando o olhar nas opções “sim” e “não” e piscando depois de escolher uma delas.
“Para dar segurança ao processo de votação eletrônica, foram adotados em diferentes cidades processos de identificação biométrica ou por senha individual”, conclui o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário