Projeto de iniciativa popular, que contou com a assinatura de 1,6 milhão de pessoas, o Ficha Limpa proíbe a candidatura de políticos condenados por decisões colegiadas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que os condenados a qualquer tempo, antes ou depois de a lei entrar em vigor, deverão ter o pedido de registro de candidatura rejeitado pela Justiça Eleitoral. O prazo para os registros terminou no dia 5 de julho.
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou a lista de 4.922 gestores públicos, entre eles prefeitos, ex-governadores considerados inelegíveis por terem suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União.
No cenário do Congresso Nacional, 36 deputados e senadores candidatos à reeleição entraram na mira do STF e estão ameaçados de ficar inelegíveis por práticas como trabalho escravo, corrupção, crimes eleitorais e até homicídio. Como os julgamentos não ocorreram até o registro das candidaturas, esse pessoal deve ficar apto ao pleito.
Um artigo do próprio projeto Ficha Limpa é a brecha que políticos estão encontrando para tentar sua última cartada para conseguir concorrer nas eleições deste ano. Foi com base no artigo 26-C da lei que o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) e a deputada Isaura Lemos (PDT-GO) arrancaram do STF (Supremo Tribunal Federal) uma liminar que permitiu que eles registrassem sua candidatura e com isso, podem nas eleições deste ano.
Como as liminares foram concedidas para Fortes pelo ministro Gilmar Mendes e para Isaura, pelo ministro Dias Toffoli, isso significa que os recursos precisarão passar por nova avaliação do Supremo, mas isso só vai acontecer depois que os magistrados voltarem das férias, ou seja, em agosto. Daí, não deu em nada tanto esforço da população, para tentar impedir que políticos corruptos sejam eleitos.
Então, cabe a nós eleitores, fazermos a limpeza da casa. Olhem os sites que citam os nomes dos políticos Ficha Suja. Leiam os artigos que saíram em jornais de todo o Brasil e principalmente aqui no Paraná, falando sobre todos os escândalos que aconteceram no governo do presidente Lula e que acabaram em pizza. O TRE-Pr. tem o site http://www.tre-pr.jus.br/. para voce ver a relação de alguns dos ínelegíveis. Não vamos deixar que toda essa sujeira volte a governar nosso país. Não vamos permitir que políticos desqualificados, coordenem o destino de nossa nação.
Isso é sério pessoal. Depois de votar nos caras é quase impossível tirar eles de lá. Esse pessoal fica tão agarrado ao poder, que parecem carrapatos. E vocês sabem, picada de carrapato pode transmitir doenças que levam o indivíduo a morte.
Vejam artigos nestes sites: www.mcce.org.br/ www.transparencia.org.br/ lilicarabinabr.blogspot.com/
Entre no site do Museu da Corrupção e fique por dentro de tudo o que já aconteceu: www.muco.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário