quinta-feira, 10 de abril de 2014

PT vai ao Supremo para tentar barrar CPI de malfeitorias na Petrobras


PT recorre ao Supremo para tentar impedir CPI da Petrobras

Senadora Ana Rita
Senadora Ana Rita (PT-ES) tenta impedir a instalação da CPI da Petrobras

O PT protocolou nesta quarta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança para tentar barrar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar exclusivamente a Petrobras. Na última terça-feira, a oposição pediu ao Supremo que limite a ação da CPI de modo que o suposto cartel no Metrô de São Paulo e à construção do Porto de Suape e às obras da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco não sejam investigados.
O mandado foi assinado pela senadora Ana Rita (PT-ES) e pede que a CPI seja suspensa até que o STF esclareça a abrangência das investigações da comissão. Em outra frente, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado definiu que a CPI da Petrobras será ampla, como pretende o governo, com a inclusão de denúncias de cartel no Metrô de São Paulo e do Distrito Federal e de irregularidades envolvendo o porto de Suape, entre outros temas sensíveis ao PSDB e ao PSB, patrocinadores da CPI e principais opositores da presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014.
A ministra Rosa Weber é responsável por analisar as ações no Supremo. Caso a magistrada acate o pedido da senadora, nenhuma CPI da Petrobras poderá ser instalada no Congresso até o julgamento do mérito da questão pela Corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário